Os sistemas ERP e CRM fazem parte de uma tendência tecnológica que busca facilitar os processos, tornar as cobranças e comunicações mais amigáveis, garantindo bons resultados para a gestão. Afinal, você sabe o quanto o mercado mudou nos últimos anos e, assim, fica quase impossível das empresas se relacionarem com seus consumidores sem o uso da tecnologia.
Por outro lado, contar com um ERP e CRM integrados ao WhatsApp permite ter informações precisas dos clientes ao alcance do time de vendas, otimizar os processos operacionais e definir estratégias mais eficientes.
Segundo dados publicados por Statista Research Depart, no Brasil há mais de 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp. Além disso, cerca de 96% da população brasileira está presente nesta plataforma. Logo, essa é uma verdadeira oportunidade para se colocar mais próximo dos consumidores, tanto para aprofundar o relacionamento, encaminhar propostas, informações e documentos, quanto para lembrar de boletos que serão vencidos e diminuir os níveis de inadimplência.
O ERP e CRM também promovem maior aproximação entre vários tipos de ferramentas que auxiliam a estender as funções, conforme as necessidades da empresa. A integração com WhatsApp pode ser utilizada também para a comunicação com seus fornecedores encaminhando cotações de preços e ordens de compra. Portanto, a Vision System deixou ainda mais robusto o Vision Controller com uma integração inteligente com WhatsApp, que facilita o trabalho dos gestores e colaboradores.
Então, se você quer descobrir como esse sistema pode agregar ainda mais valor em sua empresa, continue a leitura!
- Será que a minha empresa precisa de um ERP e CRM integrados ao WhatsApp?
- Como funciona um ERP e CRM integrados ao WhatsApp?
- Quais são as principais estratégias para obter resultados com um ERP e CRM integrados ao WhatsApp?
- Como a Vision System pode levar mais lucratividade e reconhecimento para sua empresa?
Será que a minha empresa precisa de um ERP e CRM integrados ao WhatsApp?
Primeiro, tão importante quanto ter muitos clientes é saber como atendê-los bem e conseguir gerenciar esse relacionamento, independente de quantos sejam. Assim, isso faz com que o ERP e CRM, dois sistemas que atuam em empresas de diferentes tamanhos e segmentos, sejam essenciais. O ERP, refere-se a um sistema de gestão de fácil acesso, integrado e confiável aos dados de uma empresa, que possibilita maior eficácia e comunicação entre diferentes setores. Por outro lado, o CRM é a gestão de relacionamento com o cliente, que simplifica o acesso a informações de clientes e melhora o relacionamento.
Logo, ao adotar um ERP e CRM na sua empresa você pode aproveitar os seguintes benefícios:
- Melhor distribuição das informações
- Otimização do tempo
- Integração total
- Automatização
- Tomada de decisão assertiva
- Credibilidade e reconhecimento do negócio
- Agilidade
- Melhora no relacionamento com consumidores
Mas como saber se a sua empresa precisa ou não dessas ferramentas?
É simples, basta identificar se a sua organização possui dificuldade em organizar as informações dos clientes, problemas para aprofundar o relacionamento, falta de inovação e dinamismo. Afinal, um ERP e CRM promove maior antecipação para situações adversas, identifica padrões e permite inovar no mercado. Devido ao seu potencial de facilitar a rotina das operações, simplificar o contato com os consumidores e aumentar a lucratividade nos processos, esses recursos estão sendo cada vez mais visados nos negócios.
Por fim, o ERP e CRM integrados ao WhatsApp, tornam-se uma poderosa ferramenta de comunicação, permitindo que você esteja onde seus principais clientes estão. Logo, isso facilita a comunicação e aumenta as chances de tornar esse relacionamento mais duradouro, mesmo que haja problemas a serem resolvidos ao longo do caminho. Além disso, vários desses conceitos se aplicam a seus fornecedores. A comunicação assertiva e ágil para com eles pode gerar benefícios diretos na cadeia logística, o que traz mais segurança no atendimento das demandas de seu cliente. Vamos entender como a junção desses dois recursos pode potencializar os resultados da sua empresa.
Como funciona a integração do ERP e CRM ao WhatsApp?
Quando pensamos sobre o uso do WhatsApp em equipes de trabalho, as coisas podem ficar confusas, seja para separar números de telefone, utilizar dispositivos diferentes, entre outras situações. Porém, o ERP e CRM integrados ao WhatsApp permite que os colaboradores organizem as informações, gerenciem leads, vendas e atendam os consumidores de forma ágil e amigável.
Basicamente, a junção dessas ferramentas ocorre para usufruir de benefícios como:
- Enviar de cobranças, boletos e NFs
- Atrair potenciais clientes
- Aprofundar o relacionamento com os consumidores
- Fechar vendas
- Reduzir custos e desperdícios
- Diminuir os prazos de entrega
- Filtrar o cadastro de clientes no sistema
- Promover integração das redes sociais
- Agilizar o envio de propostas
- Aumentar a eficiência
- Promover maior segurança nas informações
- Garantir maior competitividade
- Oferecer suporte e atendimento ao nível escalável
- Realizar marketing promocional
Sendo assim, o ERP e CRM integrados ao WhatsApp fornecem o apoio necessário para automatizar, organizar os contatos e facilitar a captura de novos clientes. Por outro lado, também se torna uma ponte entre o consumidor e a sua empresa, agilizando a comunicação, que permite o envio de propostas direto do sistema. Quando a empresa conta com um bom software, ela pode aproveitar as vantagens de dados organizadas, com histórico e relatórios consistentes, levando maior assertividade no momento de entrar em contato com o consumidor.
Quais são as principais estratégias para obter resultados com um ERP e CRM integrados ao WhatsApp?
Para usufruir dos benefícios do ERP e CRM integrados ao WhatsApp não é preciso ter conhecimentos em programação ou entender profundamente sobre o assunto. Afinal, existem algumas dicas que você pode aplicar em sua empresa para aproveitar ao máximo essas ferramentas. Primeiro, evite o exagero nas mensagens, principalmente nas automáticas. Elas devem ser utilizadas de forma estratégica, sem incomodar o seu cliente. Além disso, lembre-se da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — LGPD — e peça o consentimento dos consumidores antes de enviar informações privadas e mensagens por WhatsApp.
Para que os seus objetivos sejam atingidos com essas plataformas, é fundamental que a sua equipe preencha os dados de contato e os atualize frequentemente com preferências, reclamações, compras efetuadas, entre outros elementos. A comunicação por e-mail também é um aliado importante para o armazenamento das conversas. Devido ao grande número de mensagens, o WhatsApp da empresa nem sempre terá capacidade para salvar tudo, então, esteja preparado para essa situação.
Da mesma forma, se você deseja formalizar contratos ou troca de mensagens mais sérias, esse recurso também pode ser usado, conforme a preferência dos clientes. Esses sistemas permitem que você armazene todas as informações geradas pela rede social e que elas sejam computadas no ambiente do ERP. Além disso, embora o CRM seja o responsável por manter a qualidade no relacionamento com os consumidores, o ERP atua na parte de automatização de processos, que juntos garantem uma experiência mais agradável ao cliente. Logo, são muitas as vantagens que você pode aproveitar ao usar esses sistemas integrados ao WhatsApp, como maior inteligência, otimização na comunicação, gestão do seu negócio e fortalecimento da marca.
Como o Vision System pode levar mais lucratividade e reconhecimento para sua empresa?
Por fim, agora você já conhece os principais benefícios e dicas que podem potencializar os ganhos do seu negócio com um sistema de gestão integrado ao WhatsApp. Logo, você precisa de uma solução que abranja essas ferramentas e permita melhorias inovadoras tanto na gestão e otimização das operações quanto no relacionamento com os clientes. A Vision System está há mais de 20 anos desenvolvendo softwares robustos, fáceis de usar e rápidos de implantar, que simplificam a rotina dos gestores e promovem grandes ganhos em diversos setores do negócio.
Sendo assim, confira algumas vantagens de adotar o sistema Vision System integrado com WhatsApp nas suas operações:
- Automação de cobranças por mensagens instantâneas programadas
- Envio de documentos e redução da inadimplência
- Comunicação e cobranças direto do sistema
- Envio de mala direta
- Envio de lembrete de encaminhamento de Evento ao reponsável (uso interno) com Relatório do Evento concomitante inclusive na reprogramação
- Utilização em qualquer segmento
- Envio de Danfe(s), xml e boleto na hora do faturamento
- Encaminhamento de orçamentos, arquivos, fotos, etc para lista de contatos
- Realização de cobranças pontuais (com envio de Danfe(s), xml, boleto e pedido concomitante)
- Envio de Propostas Comerciais a Cliente
- Envio de Cotações e Ordens de Compra aos Fornecedores
- Otimização das operações
- Relacionamentos mais duradouros com os clientes
Além disso, esses sistemas são atualizados frequentemente, promovendo um crescimento inteligente e em conformidade com a legislação fiscal. Dessa forma, você pode ficar despreocupado com essas questões e ter mais tempo para o que realmente importa: o desenvolvimento da sua organização. Com a Vision System, é possível padronizar os processos, automatizar e acompanhar de forma fácil todas as atividades realizadas. Isso permite um crescimento sólido e exponencial para sua empresa, que terá todas as informações necessárias para prolongar o relacionamento com os clientes e se desenvolver de forma estratégica. O melhor de tudo é que esses sistemas podem ser adaptados e acompanhar cada evolução, já que contamos com vasta experiência no mercado e nossas soluções são pensadas para proporcionar melhorias contínuas nos processos empresariais.
Quer aproveitar todos os benefícios que sistemas ERP e CRM integrados com WhatsApp podem promover para o seu negócio?
Então, entre em contato conosco para conhecer as soluções ideais e preparar a sua empresa para o futuro!