O mercado de trabalho atual está extremamente competitivo. Em meio a tantas oportunidades (ou na falta delas), é difícil saber a forma correta de realizar uma venda e não perdê-la para a concorrência. As lojas de materiais de construção também enfrentam esse dilema. Por isso, o relacionamento com o cliente se faz cada vez mais importante. E é nesse momento que o CRM entra em ação: auxiliando na abordagem do consumidor de forma única e assertiva.
Mas afinal de contas, você sabe o que é o CRM? Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia que coloca o cliente como o principal componente da venda. Ele trabalha o relacionamento ao longo de todas as fases do processo comercial.
Assim como a estratégia, o software para gerir esses dados se chama CRM. Quer saber de que forma ele pode otimizar as vendas na sua loja de materiais de construção? Então continue lendo este Blog post 😉
Integração entre o departamento de Marketing e Comercial
Para que o CRM seja usado de forma assertiva na sua empresa, o marketing e o comercial devem andar juntos. O marketing é responsável pela realização de campanhas de captação de leads. Nesse processo, eles podem ser segmentados por perfil ou interesse. Além disso, é possível atrair e interagir com potenciais clientes.
Após esse procedimento, os leads prospectados são encaminhados para o comercial, para que a equipe prossiga com a venda. Se a sua empresa tem uma automação de marketing, as informações são ainda mais assertivas! É possível saber com quais conteúdos ou anúncios um lead interagiu, o que facilita o trabalho dos vendedores no primeiro contato.
Informações unificadas
Com o CRM, as informações ficam unificadas em somente um lugar. Ter diversas planilhas para gerir dados ficou no passado! O acesso às informações do cliente, anotações de reuniões, trocas de e-mails e tudo o que foi negociado precisa estar descrito de forma fácil para o vendedor.
Com esse processo, você identifica as necessidades de cada cliente, as interações no processo de venda e auxilia no controle das tarefas e oportunidades que surgirem.
Se você quer ter tudo isso e se destacar da concorrência, um software para gestão empresarial que contenha CRM é a solução ideal!
Fidelização do cliente
Fidelizar o cliente é o sonho de toda empresa, afinal, se alguém já comprou com você, é mais fácil fazê-lo comprar novamente do que convencer outra pessoa que ainda não o conhece.
Com o CRM, essa estratégia é realizada com mais eficácia. Por exemplo, no seu histórico do CRM consta que o cliente comprou cerâmicas para a casa nova. Consequentemente você sabe que ele vai precisar de um chuveiro e de torneiras. Ao oferecer a ele esses produtos, mesmo que a venda não seja fechada, ele lembrará que você se importou e disponibilizou as melhores opções. Quando ele precisar de algo que tenha em sua loja, será nela que ele vai procurar. Dessa forma, você fideliza o cliente e ainda será lembrado como referência em atendimento ao cliente.
A Vision System conta com um CRM completo e integrado ao software Vision Controller. Nele é possível criar eventos e controlá-los na agenda de compromissos. Além disso, é possível gerenciar o trabalho de seus colaboradores, com o intuito de otimizar tempo e trabalho.
Que tal dar o primeiro passo na Gestão de Relacionamento com o Cliente da sua empresa? Agende uma demonstração com um consultor para conhecer o nosso software, reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu negócio!